Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição e por que com a mente seria diferente? No próximo dia 19 de outubro (quarta-feira), às 16h, a psicóloga clínica Silvana Frassetto, doutora em Bioquímica (ênfase em Neurociências) pela UFRGS, promove a palestra gratuita intitulada “Ginástica cerebral como prevenção e tratamento – treinando a memória e a atenção de adultos, idosos e crianças”. O evento ocorre no Auditório Tóquio (sala 604), na Avenida Carlos Gomes, 1610, no Bairro Três Figueiras. Não é necessário fazer inscrição prévia e os lugares serão ocupados por ordem de chegada.
A Dra. Silvana realiza com seus pacientes a ginástica cerebral – ferramenta que estimula os neurônios e que trabalha as mais variadas habilidades – ativando diversas áreas do cérebro por meio de um software de treinamento da atenção e da memória operacional (Cogmed). De acordo com a especialista, assim como o corpo, o cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. “Quando estimulado, o cérebro ativa novas conexões entre os neurônios e aumenta sua capacidade, melhorando a memória, a concentração, a criatividade, o raciocínio e as habilidades sócio emocionais”, explica a especialista.
A ginástica cerebral é indicada para todas as idades, mas as necessidades de cada grupo de faixa etária são diferentes. O cérebro das crianças e jovens, por exemplo, precisa de treinamento para aprender melhor e mais rápido, para memorizar melhor e desenvolver o raciocínio lógico — aumentando o desempenho escolar nos ensinos fundamental, médio e superior, incluindo o vestibular. O adultos, por sua vez, têm uma cobrança de produtividade constante e manter o cérebro ativo aumenta a capacidade de trabalho em equipe e de lidar com mudanças. No entanto, quando as pessoas encontram uma forma satisfatória de desenvolver suas atividades entram no “piloto automático”, executando suas tarefas de forma quase mecânica e atrofiam diferenciais competitivos inerentes às capacidades cerebrais. E a terceira idade, cada vez mais ativa em nossa sociedade, se beneficia à medida que previne doenças e evita as confusões mentais, também bastante comuns nessa faixa etária.
Currículo:
Dra. Silvana Frassetto (CRP 07/18986) – É Psicóloga Clínica com Doutorado em Bioquímica (ênfase em Neurociências) pela UFRGS. Possui especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema (Modelo de Terapia Cognitiva com foco no tratamento de diversos transtornos de Personalidade), pela WP-Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Institute for Schema Therapy, em Nova Iorque. Atua como docente no Curso de Psicologia da ULBRA. Também é professora e supervisora clínica do Curso de Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental do Instituto WP, da Wainer Psicologia Cognitiva e do Curso de Especialização em Neuropsicologia da PROJECTO. É professora do Curso de Especialização em Psiquiatria do Instituto Abuchaim e tutora do COGMED – método de treinamento desenvolvido por neurocientistas que trabalha a atenção e memória operacional.
SERVIÇO
Palestra “Ginástica cerebral como prevenção e tratamento – treinando a memória e a atenção de adultos, idosos e crianças”
Ministrante: Psicóloga Silvana Frassetto
Data: 19 de outubro de 2016 (quarta-feira)
Horário: 16h
Local: Av. Carlos Gomes, número 1610, no auditório Tóquio (sala 604), no Bairro Três Figueiras.
Informações: (51) 9958-8210 (whatsapp)