Para amar alguém, antes de tudo, seja você!

Quantas vezes você já ouviu que deveria agir de outra forma ou mudar seu jeito de pensar para agradar o outro? Aconselhar é muito fácil, mas como podemos colocar o conselho em prática e sermos, de fato, nós mesmos? Pode parecer difícil simplesmente ser você mesmo e assumir os seus gostos, estilo e preferências em uma sociedade onde tudo e todos são julgados. Entretanto, com algumas práticas simples você pode deixar tudo isso para trás e se comportar como a pessoa que você realmente é.

De acordo com a psicóloga Dra. Silvana Frassetto, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, se você não se conhece ou não sabe quem você é, seja você mesmo. Esse deve ser o seu primeiro objetivo e para ser autêntico é preciso descobrir quem você é. Trabalhe nisso, pense em coisas que você gostaria de fazer, de ser e de vivenciar. Depois que tiver pensado em quais são os seus valores, defina-se em termos práticos: Você é otimista ou pessimista? É confiante ou inseguro? Embora essas palavras não sejam capazes de traduzir a sua personalidade, vão ajudar você a se encontrar.

 

Saiba como transformar isso em realidade e ser você mesmo sem sofrer com comentários e julgamentos:

1 Evite ficar preso ao passado:

Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando tentam ser elas mesmas, é decidir o que você será a partir de um período ou momento da sua vida. Isso faz com que você passe o resto da vida tentando ser como era no passado e impede que você cresça com as novas experiências.

 

2 Pare de se importar com a maneira como as pessoas percebem você:

Algumas pessoas gostarão de você, outras nem tanto. É praticamente impossível ser você mesmo se você ficar o tempo todo se preocupando com o que as pessoas pensam de você. Então procure agir de acordo com aquilo que acredita e espere que as pessoas gostem de você por aquilo que você é.

3 Seja honesto e aberto

O que você tem a esconder? Ninguém é perfeito, todos têm defeitos. O que você precisa fazer é ser honesto com você mesmo e manter em mente que outras pessoas também tem defeitos. Você deve trabalhar para melhorar tudo aquilo que incomoda no seu comportamento.

4 Trate a si mesmo como você trataria o seu melhor amigo

Você valoriza os seus amigos e pessoas próximas a você, então por que não tratar a si mesmo da mesma maneira? Dê a si mesmo o tratamento cuidadoso e respeitoso que você dedica àqueles que ama. Isso vai mostrar a todos que você aceita a si mesmo e passará uma imagem muito mais confiante.

5 Desenvolva e expresse a sua individualidade

Tenha o seu próprio estilo – a maneira como você fala ou o seu jeito preferido de fazer as coisas – e tenha orgulho disso. Aceite as suas particularidades e não aja de maneira forçada só para parecer mais legal do que você se considera. Lembre-se de que ninguém tem o direito de decidir como você deve agir ou se comportar.

by Silvana Frassetto